Aplicações do Chatbot na Comunicação Interna

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Ao longo dos artigos abordamos diversas vantagens da implementação de atendentes inteligentes. Na maioria das vezes essa abordagem foi relativa às áreas de atendimento ao cliente, onde o chatbot atua fornecendo informações sobre produtos e serviços, coletando reclamações e sugestões. Ou ainda sobre os setores comercial e marketing, onde o robô inteligente pode apresentar  serviços, oferecer opções de compra, coletar informações e qualificar leads. Agora vamos conversar sobre a utilização do chatbot (contato inteligente) na Comunicação Interna.

O que é Comunicação Interna?

Podemos pensar na comunicação como um processo de construção de relações internas. É um conjunto de ações que a organização coordena com o objetivo de ouvir, informar, mobilizar, educar e manter a unidade interna de seus valores e crenças. Elas formam assim uma imagem pública condizente com seu discurso.

Podemos dizer que a comunicação interna se divide em três partes. A Comunicação Administrativa, onde setores e áreas se comunicam através de meios oficiais (memorandos, circulares). A Comunicação Social, onde meios são criados para expor a rotina da organização, fomentando o compartilhamento de ações e ideias (intranet, jornal, revista, mural). E por fim a Comunicação Interpessoal, que são as conversas rotineiras entre os colaboradores, sejam eles de cargos semelhantes ou não (chat, e-mail, telefone, presencial).

Também chamada de Endomarketing, a Comunicação Interna normalmente é gerida pelo Departamento de Comunicação, pelo Setor de Marketing ou pelo Departamento de Recursos Humanos. Dependendo do tamanho da organização, pelos três ao mesmo tempo. Estruturada ou não, a comunicação interna é parte importante do posicionamento final da empresa perante seus públicos.

Depois dessa breve descrição, você deve estar se perguntando e até visualizando quais as possíveis maneiras de utilizarmos um atendente inteligente na comunicação interna. Seguem abaixo algumas ideias:

5 aplicações do chatbot na comunicação interna

 

Treinamento de Pessoal e Integração

Toda empresa organizada deve montar um treinamento de integração para novos funcionários. Através dele é introduzida a cultura empresarial, para que os novos membros fiquem cientes de seus deveres e suas obrigações. Além, claro, de entenderem a estrutura do negócio.

Normalmente esse treinamento é realizado nos primeiros dias de trabalho. Isso ocasiona um acúmulo de informações que serão facilmente esquecidas posteriormente. O assistente inteligente pode auxiliar justamente nessa parte. Ele possibilita ao colaborador um autoatendimento acerca de dúvidas que surgirão sobre os processos da organização.

Atendimento 24 horas

O setor de RH é campeão de atendimento ao público interno, entre as principais demandas estão verificação e correção do ponto, atualização de dados e documentos, recebimento de holerite, envio de atestados, confirmação de feriados e solicitação de material. Contar com um bot virtual disponível 24 horas essas questões é o sonho de qualquer profissional da área.

Suporte de TI

Diariamente os mesmos problemas, seja a impressora que parou ou o computador lento, as demandas do suporte de TI sempre se repetem. E muitas dessas vezes o deslocamento de um profissional não seria necessário, podendo o usuário resolver por conta própria. Um atendente inteligente para orientar comandos básicos é capaz de produzir essa autossuficiência na equipe, ou adiantar procedimentos iniciais para o usuário, antes da chegada do suporte técnico.

Pesquisas

Pesquisas de clima organizacional, feedbacks de ações institucionais, levantamento da percepção dos funcionários sobre uma campanha pontual. Toda pesquisa que envolva o público interno pode ser realizada por intermédio de um chatbot, que se bem programado, pode tornar a tarefa mais leve e gerar maior engajamento.

Eventos

Festa de final de ano, aniversário da empresa, happy hour, comemoração dos aniversariantes do mês. Ao longo do ano podem ser vários os eventos organizados pela instituição. Através de um chatbot podem ser comunicados todos as informações referentes ao evento. Essas informações podem ser de localização, deslocamento, confirmação de presença, cardápio, valores, horários e etc.

Obviamente, do mesmo jeito que no atendimento ao cliente, existirão demandas complexas que somente o atendimento humano é capacitado para atender. Nesse caso o chat é repassado para o responsável designado de cada setor para atendimento. Ou enviado para um e-mail específico, para retorno posterior.

Achou interessante essas possibilidades de uso do chatbot na comunicação interna? Aqui na Aspinbots somos fascinados por tudo que um assistente inteligente pode fazer. Entre em contato conosco.

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