Chatbots para o Setor de Cobranças

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Um dos números que mais cresce nesses tempos de crise econômica é o da inadimplência. Pessoas perderam emprego, reduziram seu poder de compra e por consequência acumularam dívidas. Com isso, áreas de cobrança estão com uma demanda cada vez maior. Você, gestor, já pensou em investir mais em tecnologia? Já cogitou utilizar chatbots para o setor de cobranças?

Conforme podemos observar no quadro abaixo, a função cobrança ainda está bem atrás do SAC e Vendas, setores onde os assistentes virtuais se popularizaram rapidamente. Mas a pesquisa aponta também que mais da metade das empresas desenvolvem chatbots para o setor de cobranças. Ou seja, empresas estão aderindo à solução para a melhoria dessa área que requer muitos cuidados.

Desafios do Setor de Cobrança

Naturalmente, por sua origem, o setor de cobranças enfrenta vários desafios. Para nosso artigo trouxemos três muito importantes:

Problemas de Relacionamento com o Cliente

Muitas vezes as empresas tratam seus clientes em débito de forma indelicada. É preciso entender que o cliente devedor pode vir a consumir novamente após a quitação. Ele é tão importante quanto um cliente com as contas em dia.

Manter um relacionamento saudável, tratar de forma profissional e entender que ele não pretendia chegar a essa situação é a forma correta de agir.

Baixo Índice de Solução

É preciso se posicionar ao lado do cliente nesse momento de dificuldade. Dar alternativas, flexibilizar o pagamento, oferecer parcelas mais em conta e estender prazos é muito importante para garantir que o consumidor volte a negociar e quite sua dívida.

Atendimento Mal Estruturado

Atendimento de qualidade é regra. Do contrário é impossível construir um bom relacionamento com o seu cliente. É preciso otimizar o atendimento, oferecendo diversos canais de comunicação para atender seu público consumidor. Ampliar as formas de fazer contato é aumentar as chances de uma renegociação.

Como Aplicar Chatbots para o Setor de Cobrança

Com base nos desafios do setor cobrança, conseguimos visualizar algumas formas de um assistente inteligente virtual auxiliar uma empresa. Um das habilidades do bot é ser capaz de conversar de forma inteligente, simplificada e personalizada. Isso na recuperação de crédito já é um grande avanço. Por ser uma situação um tanto constrangedora, utilizar uma solução artificial causa mais tranquilidade no usuário.

Com os chatbots é possível colocar ações em prática a partir do primeiro dia de inadimplência. A taxa de sucesso é muito maior quando o cliente é lembrado de seu débito rapidamente. Quanto mais antiga é a dívida, mais difícil é sua recuperação. O atendente virtual estimula o pagamento e ainda fica disponível para eventuais dúvidas ou necessidades.

As possibilidades de um chatbot são variadas, ele pode oferecer também diferentes formas de pagamento, nos mais variados canais. Ao identificar a data de vencimento do pagamento ele pode enviar lembretes através de e-mail, SMS ou WhatsApp.

Possibilitar um atendimento para consultas, 24 horas por dia, é mais uma ótima opção para melhorar esse relacionamento com o cliente. O chatbot para o setor de cobrança vai estar sempre pronto para responder informações sobre boletos, pagamentos em atraso, formas de parcelamento e negociações.

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O consumidor moderno está cada vez mais distante das formas clássicas de comunicação. Investir em tecnologia, apostar no uso de chatbots para o atendimento, são formas de aumentar a produtividade do setor de cobrança. Além, claro, da redução de custos proporcionada pela adoção de assistentes virtuais.

Gostaria de saber mais sobre o uso de chatbot no setor de cobrança? Entre em contato conosco.

Aqui na Aspinbots somos apaixonados pelo assunto.

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