1. Conheça o seu público
Para aumentar o engajamento com o seu público é necessário conhecer quem são as pessoas que visitam o seu portal. Informações importantes como faixa etária, profissão, classe média e interesses são essenciais para entregar um conteúdo direcionado e que gere valor para visitante. O processo de definição de “personas” tem por objetivo conhecer melhor o perfil dos seus atuais e futuros clientes. Comece conhecendo sua base de clientes através de um canal de ouvidoria ou uma pesquisa com perguntas estratégicas como essas sugestões abaixo:
Quais assuntos mais despertam o interesse dele?
Quais atividades/hobbies que ele realiza?
Qual o nível de escolaridade?
Que tipo de informação e em quais veículos ele busca conteúdo além do seu portal?
O que leva ele a voltar diariamente no seu portal ou assinar seu editorial?
Depois faça uma análise e utilize essas informações de uma forma assertiva para criação de conteúdo, ações de marketing digital direcionadas e para tomar decisões estratégicas sobre a editoria do portal.
2. Incentive assinatura de newsletter
Capture e-mail e transforme visitantes antes desconhecidos em futuros clientes mantendo relacionamento com os mesmos enviando conteúdo informativo e oportunidades como descontos em assinaturas e outros benefícios. Lembre-se de criar um calendário de envio de newsletter e se possível contrate uma ferramenta de disparo de e-mail marketing para poder mensurar e analisar cada disparo
3. Desenvolva conteúdos exclusivos
Desenvolva conteúdos exclusivos com assuntos especializados o usuário paga por eles pagam quando as publicações se destacam em assuntos sobre os quais eles se interessam particularmente, por isso também é importante conhecer quem são os visitantes do seu portal para poder entregar conteúdo que realmente importa e tem valor para o seu público.
Desenvolva parcerias estratégicas para gerar ainda mais valor ao seu leitor. Agregue conteúdo de bons fornecedores ou envie seu conteúdo para o mailing de um parceiro estratégico que também está conectado com o seu público ou tem um perfil de audiência similar ao do seu portal.
5. Esteja presente em diversos canais
Distribua conteúdo e notícias em diversos canais tendo sempre como o centro o seu portal de conteúdo. O público jovem por exemplo costuma consumir conteúdo através de referências de amigos e redes como Facebook, Instagram, Twitter e também através do cal de vídeos Youtube. É preciso estar presente nesses ambientes para reconstruir e expandir o alcance do seu negócio. Não deixe o conteúdo totalmente bloqueado, divulgue nas redes sociais gerando assim engajamento mais amplo e um reconhecimento maior do seu negócio.
6. Invista em tecnologia
Não espere para ver o que o que o seu concorrente vai investir ou fazer para apenas copiar, antecipe-se às tendências de mercado investindo em plataformas de gerenciamento de conteúdo que reduzam tempo e custos para a sua empresa. Aposte em ferramentas de mídia programática e inteligência de dados para entregar publicidade e conteúdo segmentado que o seu leitor realmente precisa.
Vamos começar a planejar o seu portal? Coloque essas dicas em prática e obtenha muito mais resultados em engajamento e monetização. Precisa de ajuda? Converse conosco que teremos o maior prazer em lhe ajudar.