Atendimento aos Assinantes e Leitores via Chatbot

0
751

Você sabe, o crescimento no uso de chatbot é exponencial. Diversas empresas, das mais variadas áreas, estão aderindo a tecnologia. Os cases de sucesso se espalham pelo mundo inteiro. Otimização no tempo de atendimento, redução de gastos, aumento do engajamento e impacto positivo nas vendas são alguns dos benefícios de quem aposta nos atendentes virtuais inteligentes. Nesse artigo vamos trazer um case da casa. Mostraremos como o Grupo Sinos está utilizando esta tecnologia para atender de forma ágil e personalizada seus assinantes e leitores.

O Grupo Editorial Sinos

O Grupo Editorial Sinos é uma das principais empresas de comunicação da região sul do país. Atuando em cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre, Vale do Sinos e Serra Gaúcha, o Grupo Sinos é líder em 54 municípios.

Fundado em 1957, com o lançamento do Jornal SL, de São Leopoldo, o grupo foi construindo uma longa e virtuosa estrada. Conta hoje com uma emissora de rádio, sete sites, web tv, oito jornais e três revistas.

Além de priorizar conteúdo e informação de qualidade, uma das marcas do Grupo Sinos sempre foi o investimento em tecnologia. O que mostra o motivo de ser um importante player do segmento editorial brasileiro.

Case do Projeto “Chatbot para assinantes e leitores”

Acompanhe o fluxo implementado através do Facebook de cada veículo do grupo.

O chatbot está integrado a plataforma Scap, utilizada pelo Grupo Sinos para gerenciar a operação do mercado leitor (assinatura, entrega, atendimento e cobrança).

Na primeira fase do projeto (haverão outras aumentando o escopo de atuação), o assistente inteligente questiona, primeiramente, qual o motivo do contato do cliente. Neste momento, são duas as opções de caminho: “pautas/assuntos da redação” ou “assinaturas”.

  1. Se o cliente quiser falar sobre a pauta, o bot permite que seja enviado um texto ou ainda arquivos. O material é encaminhado à redação do jornal que dará continuidade e retorno ao leitor/cliente.
  2. Se o cliente quiser falar sobre a assinatura, o fluxo do chatbot prossegue perguntando qual o CPF/CNPJ do titular da assinatura.

Para o atendimento ao assinante, são disponibilizadas 3 funcionalidades principais: Segunda Via de CobrançaReclamação de Entrega, e Transferência Praia.

 Segunda Via de Cobrança

  • São exibidos os boletos registrados em aberto do cliente.
  • É permitido fazer o download do PDF e copiar a linha digitável.

Reclamação de entrega

  • A reclamação de entrega criará um atendimento no Scap através do chatbot.
  • Será enviado um SMS para o entregador informando que ele precisa fazer uma reposição.
  • Para uma reposição, ao cadastrar o atendimento, é levado em conta:
    • Horário do registro do atendimento;
    • Se o cliente teve entrega no dia;
    • Se ele deseja uma reposição.
  • Será enviado um SMS para o cliente perguntando se ele recebeu o jornal e a resposta é gravada no Scap.
  • O cliente pode escolher de qual assinatura/veículo, além de informar o motivo da reclamação.
  • Serão armazenados telefone celular (para o envio do SMS) e e-mail de contato para a resolução do atendimento em questão.
  • É gerado um número de protocolo. Ao final do cadastro de atendimento é informado ao cliente.

    Transferência Praia

    • A entrega do jornal na praia é uma tradição no RS, o assistente inteligente ajudará o assinante a transferir seu exemplar para um endereço (casa ou banca) por um período de tempo.
    • Serão exibidas as praias disponíveis para o cliente escolher para qual quer transferir.
    • Caso o cliente já tenha transferido a assinatura em questão anteriormente, o bot questionará se ele quer fazer a transferência para o mesmo local, facilitando o cadastro da nova transferência.
    • O bot sempre sugere que o cliente pague a transferência da mesma forma que paga a assinatura. Caso ele não queira, serão sugeridos cartão de crédito ou boleto online.

    Que tal conversar com o assistente inteligente do Grupo Sinos? Você também pode conversar com um assistente inteligente que criamos para simular um ambiente de atendimento, venda e contato com a redação de um jornal.

    Escolha como você quer conversar com o assistente inteligente de demonstração:

    Para conversar com o assistente inteligente do Jornal NH, clique aqui