Monitoramento de Concorrentes para Empresa de Comunicação

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Analisar a concorrência traz informações importantes para o desenvolvimento do negócio. O monitoramento de concorrentes pode auxiliar na tomada de decisões, criação de estratégias e implementação de mudanças.

Uma empresa de comunicação não pode ficar fechada em si mesma. Para criar promoções, planejar ações e montar a estrutura de seu negócio é fundamental estar ciente de como o mercado está agindo, como os outros players estão trabalhando. Ampliar a percepção em relação ao mercado é estratégico. A partir do entendimento de pontos fracos dos concorrentes é possível trabalhar melhorias internamente. Ao enxergar pontos fortes, a motivação para fazer melhor e diferente é renovada entre a equipe.

Quem é seu concorrente?

Esse é o passo inicial. Entender quem é seu concorrente é básico. Existem dois tipos de concorrentes, os diretos e os indiretos.

Direto é o concorrente que oferece serviços e produtos semelhantes aos que sua empresa oferece. São as empresas que disputam o mesmo nicho de consumidores.

Indireto é o concorrente que oferece produtos e serviços diferentes do seu negócio, mas que pode atingir seu público mais cedo ou mais tarde. Os serviços do concorrente indireto podem substituir o seu. Um concorrente indireto de um portal de notícias é a Netflix, por exemplo. Ela é de outro setor, comercializa outro produto, mas entra na briga pelo dinheiro do consumidor disponível para assinaturas de plataformas digitais.

Por que monitorar a concorrência?

O monitoramento se dá com os concorrentes diretos.

Compreensão, comparação e diferenciação. São as três palavras-chave quando se fala em monitorar a concorrência. Primeiramente é preciso conhecer o mercado de atuação, as principais marcas, os nichos de público, as estratégias utilizadas.

Depois vem o trabalho de comparar com a realidade da própria empresa e verificar quais são os itens que se assemelham e diferem. Erros cometidos pelos outros podem estar sendo cometidos também dentro da sua empresa. Além disso, possíveis ameaças podem ser visualizadas e inovações podem ser vislumbradas.

A inovação vem justamente no exercício de enxergar o que pode ser entregue de maneira diferente. Ou entregar algo que ainda não foi pensado. É importante frisar que de nada serve a análise se não vier seguida de ações efetivas. O objetivo é sempre gerar resultados.

O que é importante no monitoramento de concorrentes?

Já vimos que monitorar a concorrência é necessário. Mas quais os pontos mais importantes para monitorar?

Preço:

Comparar o valor praticado pela sua empresa com a concorrência é fundamental para a competitividade. O preço é um dos principais quesitos levados em conta pelos consumidores. Através dessa informação você vai poder ajustar também os seus valores. Seja para diferenciar público e produto ou para entrar na competição pelo mesmo público.

Marketing:

Monitorar ações de marketing da concorrência contribui para que sua empresa reveja alguns métodos e posicionamentos. É preciso estar sempre atento para promoções pontuais dos seus rivais, elas podem causar danos diretos ao seu negócio.

Atuação na Internet:

Os canais de comunicação na internet já são protagonistas quando se fala em relacionamento com o cliente. Redes sociais, lojas virtuais, chats e mensageiros são algumas das ferramentas utilizadas que devem ser monitoradas. Assim você vai saber como seu concorrente atende, quais pontos de argumentação ele aborda e se ele é eficiente no mundo digital.

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Dependendo da área da empresa, alguns pontos mais específicos devem ser monitorados. Uma empresa de comunicação, como um portal de notícias, deve se preocupar também com números relativos aos anúncios veiculados, quem são os clientes da concorrência, quais clientes estão anunciando no seu veículo e na concorrência e a quantidade de matérias pagas.

Com o módulo concorrência, da Plataforma SCAP, é possível medir com bastante precisão o faturamento comercial e editorial dos seus concorrentes através das seguintes ferramentas:

  • Cadastro dos anúncios que o seu concorrente veiculou – saiba a quantidade de anúncios veiculados e quem são os seus clientes;
  • Comparativo de veiculações do seu cliente vs concorrente – veja quantas vezes o seu cliente anunciou com seu concorrente e crie novas estratégias de aderência e fidelização da sua carteira;
  • Número de visitas / contatos feitos pelos seus vendedores com os clientes que anunciaram na concorrência;
  • Valor aproximado investido nos concorrentes vs valor investido nos seus veículos;
  • Cadastro de matérias/textos pagos ou não – saiba a quantidade de matérias publicadas.

Gostaria de saber mais sobre a Plataforma SCAP? Entre em contato conosco e descubra toda sua potencialidade.