Chatbot Aliado aos Representantes Comerciais

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Muito já falamos sobre as vantagens da implementação de chatbots (assistentes inteligentes) para otimizar os processos de atendimento de uma organização. No presente artigo abordaremos como a praticidade dessa solução pode ser utilizada também no auxílio dos representantes comerciais de indústrias e distribuidoras.

chatbot, ou também conhecido como atendente inteligente, é uma ferramenta muito poderosa na ampliação do atendimento demandado pelos clientes. Sua possibilidade de integração com inúmeros canais de chat, como WhatsApp, Messenger, iMessage e SMS amplia e facilita o contato com as empresas, antes restritos a 0800 e formulários no site.

Representantes Comerciais vs Automação de Atendimento

Vamos pensar em um exemplo muito simples. Uma indústria de chocolate artesanal localizada no interior do estado possui dez representantes comerciais. Eles dividem a área geográfica em dez grandes zonas e viajam semanalmente por todo o estado e metade do estado vizinho. Negociam com supermercados, mercados de bairro, restaurantes e revendedores para comercializarem seu produto.

Depois de algum tempo de trabalho, com uma carteira ativa de clientes em diversos municípios, nossos representantes começam a focar o trabalho e as viagens somente nas localidades que geram mais vendas, pois a maior parte de sua remuneração é composta por comissões.

O que isso ocasiona?

Um problema de capilaridade da marca. Enquanto estavam abrindo as praças, os representantes faziam questão de visitar todas as cidades, negociar com diversos lojistas. Depois de conhecer o funcionamento do mercado, pequenas localidades começaram a ficar desassistidas. Consequentemente seus comerciantes pararam de comprar da fábrica de chocolate e continuaram a ofertar as grandes marcas nacionais que sempre trabalharam. Um desafio para os gestores, pois em médio prazo essa prática dos representantes pode comprometer a estratégia de crescimento da fábrica.

Nós temos a solução!

E você sabe já qual é. Atendentes inteligentes. Imagine que ao abrir uma praça o representante comercial apresente a ferramenta do chatbot para o varejista. Ele vai explicar que os pedidos podem ser todos realizados através do smartphone, que o boleto é emitido pelo chatbot, o prazo de entrega calculado instantaneamente e a nota fiscal enviada ao seu e-mail.

Essa solução facilitaria o trabalho dos representantes, desobrigando da visita frequente, facilitaria uma gestão à distância e aumentaria a abrangência de mercado da marca. Sabemos que a capilaridade é essencial para a expansão dos negócios, pois limitar geograficamente a atuação é limitar o potencial de vendas.

Com a implementação de assistentes inteligentes, a fábrica não precisaria necessariamente excluir a operação do representante comercial. A canibalização não é interessante para o gestor. A solução tecnológica é uma parceira, uma ferramenta de apoio ao trabalho do ser humano.

E o mais interessante, o chatbot poderia atender a lojistas/clientes que fazem pequenas compras, as quais não compensa um deslocamento de um representante comercial. Imagine sua empresa deixando de vender para pequenos estabelecimentos por falta de contato e plataforma de compra?

Vantagens do Chatbot para Indústrias e Distribuidoras

Atendimento 24 horas

Nenhuma empresa consegue atender seus clientes a qualquer hora do dia. Com o auxílio do chatbot, o cliente pode ser atendido em todos os dias da semana, no horário mais conveniente para ele. Deixar o cliente realizar seu pedido do mês depois das 22h? Facilitar sua rotina e do seu pequeno negócio? É possível.

Economia de Custos

A diminuição de gastos pode acontecer de maneiras diversas. O assistente inteligente vai exigir menos viagens ao local, otimizando o tempo dos representantes comerciais. Assim eles podem gastar mais energia em grandes negócios. Erros também serão eliminados pela automatização de processos internos.

Agilidade na Resolução de Problemas

A possibilidade de responder em tempo real, a maioria das dúvidas, rapidamente, só é possível com um assistente inteligente. Ele é capaz de resolver o problema em segundos ou encaminhar para o setor responsável agilizar o atendimento.

Aprimoramento da Logística

Fazer e cancelar pedidos, informações de status de estoque, prazo de produção e entrega, rastreamento dos produtos. Tudo pode ser realizado através de um chatbot.

Pós-Venda

Os assistentes inteligentes também podem trabalhar o pós-venda através de pesquisas de satisfação com os comerciantes. Principalmente coletando feedbacks do fornecimento e atendimento. Uma excelente maneira de interagir com cliente, gerando uma aproximação do varejista com a marca.

Você acha que o chatbot pode auxiliar nos processos da sua indústria ou empresa de distribuição?

Nós ajudamos você!

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